Sobre as Oficinas e Mostras Audiovisuais

logo-mpf-oficialA Oficina de Técnica Cinematográfica MEU PRIMEIRO FILME foi aplicada em Batatais-SP, pela primeira vez, no primeiro semestre de 2007, com apoio da prefeitura do município, e destinada à população em geral, de forma gratuita. A apresentação pública, chamada I MOSTRA DO CINEASTA BATATAENSE, teve como paraninfo o cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão) e aconteceu em 19 de julho de 2007.

O evento repetiu-se todos os anos, ininterruptamente, sempre com o mesmo formato. Em 2011 contou com a participação do cineasta Guilherme de Almeida Prado como paraninfo, e em 2013, com o ator/produtor/diretor de cinema David Cardoso e em 2014 com o curta-metragista e cineclubista Diogo Gomes dos Santos.

Neste ano de 2015 a Oficina está acontecendo, pela primeira vez com apoio do governo do Estado de São Paulo através do PROAC, com previsão de produzir 12 curtas, que serão apresentados no dia 25 de julho na IX MOSTRA DO CINEASTA BATATAENSE.

Durante o período 2007-2014 o Programa atendeu, só em Batatais, a mais de 450 interessados, que roteirizaram, produziram e finalizaram 74 curtas. Mais de 50% dos participantes são jovens com idade entre 14 e 22 anos.

No ano de 2011 a mesma Oficina foi aplicada em Altinópolis-SP, com apoio da Oscip Sabiá (Serviço de Apoio Básico à Infância e Adolescência) e os 5 curtas ali produzidos foram apresentados a público como a I MOSTRA DO CINEASTA ALTINOPOLENSE.