Telefilme em exibição no CineBrasilTV

O telefilme A Festa dos Reis , produzido pela Marandu Comunicações e dirigido por Rogério Takashi, aborda um motivo folclórico-religioso muito recorrente na região nordeste do Estado de São Paulo / sudoeste de Minas Gerais: a Folia de Reis.

Trata-se de uma tradição centenária que acontece, na região, entre meados de outubro e vai até 6 de janeiro do ano seguinte, o Dia dos Santos Reis Magos, comemorado pelo calendário religioso.

O filme enfoca rituais, músicas, danças e principalmente a devoção extrema dos cantadores e das famílias que recebem a visita do grupo. Essa recepção, invariavelmente, é regada com muita comida típica da região, que é servida entre rezas e louvações.

É destacada no telefilme a Companhia de Reis do Pinheiros, do município de Santo Antônio da Alegria-SP (extremo nordeste do Estado), que representa sua atuação exatamente como era feita há mais de cem anos, como comprovam documentos, fotos e depoimentos.

A grande característica desta Companhia (e de várias outras da região) é a Festa dos Doces, que acontece tradicionalmente no dia 6 de janeiro, como encerramento das atividades. São produzidas, por voluntários, cerca de 3 toneladas de doces diversos, para distribuição gratuita aos milhares de devotos presentes na grande festa.

O telefilme tem 52 minutos de duração, foi produzido em 2010 e está sendo exibido pela CineBrasilTV desde janeiro de 2015.

2 comments

  1. Boa noite!!!
    Para mim, é muito orgulho e alegria, ver um trabalho tão bem feito e grande valia para resgatar a nossa cultura,valorizando o trabalho de muitas pessoas que, lutam para que, o folclore religioso se mantem em uma região de grande tradição das folias de Santos Reis, é um filme que pode ser inserido nas escolas, cinemas, e principalmente na televisão, pois é sem duvida nenhuma, um dos melhore que já assistimos,Parabéns ao José Adauto, Renan e ao Rogério, e sucesso a, Marandu Comunicação,

    Forte abraço

    Dautinho

  2. Aline

    Dautinho, que orgulho mesmo!
    O telefilme, relata nossa cultura, a simplicidade e a tradição de nossos familiares.
    Sou prima do Dautinho e filha do atual gerente da Companhia de Reis, senhor Arlindo Francisco da Silveira, que dedica sua vida a devoção em Santos Reis, assim como outros componentes trabalha sem medir esforços, para que no dia 06 de janeiro aconteça a grandiosa festa em adoração a Menino Jesus, festa do Doce.
    Obrigada!!!
    Um grande abraço.

    Aline da Silveira;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *